Notícias

19 de Setembro de 2019

Dia de Negócios da Sicredi UniEstados é realizado em Barra do Rio Azul

 

Mais de 200 produtores participaram do evento promovido

pelas agências de Barra do Rio Azul e Itatiba do Sul

 

Com o objetivo de oferecer aos associados uma oportunidade para fazerem negócios, receberem informações sobre agronegócio e fomentar o desenvolvimento do setor rural, as Agências do Sicredi de Barra do Rio Azul e Itatiba do Sul promoveram, nesta quarta-feira, 18, o Dia de Negócios Sicredi UniEstados. As ações foram realizadas no Centro de Eventos de Barra do Rio Azul e contou com exposição de concessionárias de automóveis e máquinas agrícolas da região, empresas especializadas em fornecimento de equipamentos e tecnologia para energia solar, Emater, cooperativas de produção, ervateiras e contou com o apoio e estrutura de toda a equipe de colaboradores das agências do Sicredi.

 

Os mais de 200 associados que participaram do Dia de Negócios puderam conhecer as novidades do mercado de energia fotovoltaica, fazer test-drive em veículos cujas concessionárias, muitas vezes, localizam-se em municípios distantes e ainda tiveram acesso a condições diferenciadas para contratação de produtos e serviços financeiros disponibilizados pelo Sicredi. Com foco em promover o conhecimento, o evento também contou com palestra do pesquisador da Embrapa Trigo de Passo Fundo, José Eloir Denardin, que falou sobre “Compactação e adensamento de solo: do problema à solução”.

 

O Dia de Negócios foi prestigiado pelo prefeito em exercício de Barra do Rio Azul, Maximino Francisco Basso; prefeita de Itatiba do Sul, Adriana Tozzo; vice-prefeito de Itatiba do Sul, Gentil Zatti; presidente do Poder Legislativo de Barra do Rio Azul; Leonor Rigo; gerente da Emater, Gilberto Tonello; presidente da Câmara de Vereadores de Itatiba do Sul, Jandir Lombardi; gerentes das agências do Sicredi de Barra do Rio Azul e Itatiba do Sul, Vianei de Oliveira e Verediane Cappellari; secretários municipais, vereadores, conselheiros, delegados de núcleos e colaboradores do Sicredi. O evento também foi prestigiado pelo presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, e pelo vice-presidente Luis Carlos Caramori.

 

PESQUISADOR DEFENDE ROTAÇÃO DE CULTURAS

Na palestra, o engenheiro agrônomo, Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental e Doutor em Agronomia, com concentração em Solos e Nutrição de Plantas, José Eloir Denardin, defendeu o retorno do sistema de plantio direto que era preconizado a partir de 1986 e que foi praticado até os anos 90 e reforçou a importância da realização da análise do solo periódica para se ter um histórico de fertilidade e poder planejar a sua lavoura. Durante sua explanação, ele promoveu uma reflexão relativa à geração e adoção de tecnologia na agricultura, diferenciou Plantio Direto de Sistema Plantio Direto, conceituou sistema agrícola produtivo e modelo de produção, enfatizando suas relações com a interpretação e fertilidade do solo.

 

Após sua explanação, aconteceu um painel de debates com o palestrante, integrado pela assessora do Ciclo de Crédito da Sicredi UniEstados, Juliane Pezzenatto; o assessor de Segmento Agro, Fabiano Noronha, que foi o mediador; o gerente do escritório da Emater de Barra do Rio Azul, Jair Zorzanello; o assistente técnico Regional da Emater, Cezar Rosa; e o agricultor Dressani Agostini, que levou para a plateia a experiência de sua propriedade em programa de recuperação de solo promovido pela Emater e Prefeitura de Barra do Rio Azul.

 

Ao encerrar o evento, o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, destacou a importância e o diferencial do Sicredi, que está sempre buscando aproximar-se mais das necessidades dos seus associados e colaborando com o crescimento e desenvolvimento das comunidades onde está presente. E, como também é agricultor, aconselhou aos produtores para administrarem suas propriedades como uma grande empresa.