Notícias

10 de Maio de 2019

Programa A União Faz a Vida é apresentado para direção e professores de Itatiba do Sul

Evento contou com a presença do presidente da Sicredi UniEstados, Adelar Parmeggiani, e da Prefeita Adriana Kátia Tozzo

 

Uma equipe da Sicredi UniEstados, esteve em Itatiba do Sul, na sexta-feira, dia 6, para apresentar detalhadamente os Programas A União Faz a Vida e Cooperativas Escolares para a direção e professores do sistema municipal de educação e da rede e estadual de ensino de Itatiba do Sul. O evento contou com a presença do presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani; do Gerente de Comunicação e Marketing, Carlos Alberto Thys; e da Assessora de Relacionamento e Programas Sociais, Tatiane Dezordi. Acompanharam a apresentação a prefeita de Itatiba do Sul, Adriana Kátia Tozzo, a secretária Municipal de Educação, Julia Antonia Bagnara Consoli; o coordenador pedagógico Prof. Antônio e a gerente da Agência Sicredi do município, Verediane Giaretton Cappellari.

 

Os Programas A União Faz a Vida e Cooperativas Escolares são desenvolvidos através de ações pedagógicas voltadas para a cooperação e a cidadania nas escolas, envolvendo crianças e educadores. Segundo o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar Parmeggiani, são os principais programas de responsabilidade social do Sicredi, geridos pela Fundação Sicredi, em parceria com as secretarias de Educação dos municípios e que reforçam a missão do Sicredi de contribuir com o desenvolvimento das comunidades. Além disso, Parmeggiani foi enfático ao afirmar que o Sicredi acredita que um mundo melhor começa pela educação.

 

Na área de atuação da Sicredi UniEstados, o Programa A União Faz a Vida é desenvolvido em nove municípios, chegando a cerca de 4 mil alunos de 32 escolas e cerca de 500 professores. No ano de 2018, foram desenvolvidos 166 projetos cooperativos com temas variados e o objetivo para esse ano é ampliar o número de municípios envolvidos e de projetos, assim como de jovens participantes, além de ampliar o número de cooperativas escolares, que hoje acontece em duas escolas, no município de Campinas do Sul.

 

A assessora de Relacionamento e Programas Sociais, Tatiane Dezordi, destacou a importância de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania com a prática de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes. Essa iniciativa acredita em um futuro com cidadãos mais justos, solidários e empreendedores, que respeitam a diversidade e dialogam para tomar decisões. Destacou também a importância da parceria que se estabelece entre o Sicredi, município, assessoria pedagógica, comunidade e escolas, chamada de “rede de compromisso”.

 

Durante o encontro, os participantes puderam não só conhecer os Programas A União Faz a Vida e Cooperativas Escolares, como também manifestaram sua posição com relação ao que estava sendo apresentado, assim como entender a dimensão que os Programas alcançam e os seus resultados, bem como o crescimento e amadurecimento dos jovens que neles se envolvem. Conforme a prefeita Adriana Kátia Tozzo, o município aderiu à proposta do Sicredi, iniciando em 28 de maio com a Formação de Educadores para implantação das Cooperativas Escolares e em 2020 com o programa A União Faz a Vida.