Notícias

17 de Outubro de 2019

Sicredi UniEstados firma parcerias com a Prefeitura e o Sutraf de Itatiba do Sul

         

            A Sicredi UniEstados firmou parceria, na tarde desta segunda-feira, 14, com o Governo Municipal de Itatiba do Sul, por meio de abertura de conta da Prefeitura na Agência do Sicredi do município. E com a o Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (Sutraf-AU), foi firmado um convênio de cooperação, disponibilizando linhas de crédito para agricultores.

            Uma solenidade foi realizada na Prefeitura de Itatiba do Sul para a assinatura dos termos e contou com a presença do presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani; prefeita Adriana Kátia Tozzo; vice-prefeito Gentil Zati; presidente do Sutraf de Itatiba do Sul, Isaias Wastchuk; representantes do Poder Legislativo; assessores de negócios da Sicredi UniEstados Fabiano Noronha e Tiago Poltronieri; delegados de Núcleos da Agência local; representantes da Emater e agricultores.

            SOMANDO FORÇAS

            A gerente da Agência do Sicredi de Itatiba do Sul, Veridiane Capelari, agradeceu as parcerias e destacou que a assinatura do convênio com o sindicato dos trabalhadores rurais significa mais uma alternativa de negócio para os associados. “O Sicredi está aqui para para somar e para juntos, construirmos e fazermos acontecer na prática a nossa missão que é agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Trata-se de mais uma oportunidade em que o Sicredi cumpre com seu papel como instituição financeira cooperativa, trazendo soluções que beneficiam os associados e consequentemente a comunidade”.

            O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itatiba do Sul, Isaias Wastchuk, falou da alegria em estar firmando essa parceria que irá ajudar aos agricultores. Ele enalteceu as instituições do município que fomentam a agricultura familiar, porque esse segmento tem uma forte participação na economia no município. Ao finalizar afirmou que “temos que trabalhar em conjunto para mostrar que o nosso município é forte”.

            O presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, destacou que o grande papel de uma cooperativa é estar presente nas comunidades e apoiar os seus projetos e suas demandas. “Nós temos um princípio no Sicredi que todo o recurso do município seja investido no próprio município, agregando renda e gerando desenvolvimento. Parmeggiani agradeceu pela abertura das portas para o Sicredi, tanto da Prefeitura como do Sindicato e afirmou que a cooperativa tem recursos para atender a todos.

            FOMENTANDO O DESENVOLVIMENTO

            A prefeita Adriana Tozzo iniciou agradecendo a parceria do Sicredi através do Programa A União Faz a Vida nas escolas do município, que será implantado em 2020 e, agora, com a criação de duas cooperativas escolares, que, na sua avaliação irá agregar muito às crianças de Itatiba do Sul. Ela destacou também a importância do convênio com o Sindicato, pois 88% do retorno do ICMS do município vêm da agricultura familiar. “Por isso, nós precisamos cada vez mais manter nossos agricultores nas suas propriedades e discutir muito a questão da sucessão familiar, visando manter o jovem no meio rural”.

Para Adriana Tozzo, a abertura de conta do município no Sicredi também é muito importante porque são recursos que vão girar dentro da cidade. Ela também acenou para alguma aplicação não somente da Prefeitura, mas, também, do Fundo Municipal de Previdência, “pois esses recursos irão fomentar o nosso desenvolvimento”.