Notícias

30 de Setembro de 2020

Sicredi UniEstados promove Encontro Online do Projeto Despertar e Comitê Mulher

 

Um momento ímpar, de troca de experiências, conhecimento e aprendizado, marcado por depoimentos emocionantes, verdadeiros e significativos. Assim foi o Encontro online do Projeto Despertar e do Comitê Mulher da Sicredi UniEstados realizado na tarde de sexta-feira, dia 25 de setembro, que contou com a presença de cerca de 100 mulheres. Também participou como convidada especial a presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Angelita Marisa Cadoná.


Na condução da live estava a coordenadora dos Programas de Relacionamento da Sicredi UniEstados, Tatiane Bertolla. A abertura foi feita pela Conselheira de Administração da Sicredi UniEstados e Embaixadora do Projeto Despertar Mulher, Lindanir Canelo, que deu as boas-vidas e falou sobre a importância desse projeto que visa ampliar a representação feminina na cooperativa, juntamente com a coordenadora do Comitê, Flávia Tacca.


A coordenadora Tatiane Bertolla fez uma contextualização da caminhada do Projeto Despertar Mulher até agora, lembrando do seu lançamento, que ocorreu em agosto do ano passado, as formações, que iniciaram em setembro, sobre cooperativismo, empoderamento feminino, liderança e empreendedorismo, até o encerramento, com a posse do Comitê Mulher, em fevereiro deste ano. Participaram dessa caminhada 42 mulheres, representando os municípios da área de atuação da Sicredi UniEstados em SC e RS.

 

EQUIDADE DE GÊNERO


Conforme Tatiane, o Comitê Mulher Sicredi desenvolve um conjunto de ações com mulheres associadas, com finalidade educativa, que busca promover a equidade de gênero, empoderando as mulheres para que possam participar cada vez mais na gestão em todos os níveis da organização, liderando, empreendendo e promovendo o desenvolvimento sustentável no sentido econômico, social e ambiental do modelo de negócio do Sicredi. Segundo ela, em todo o Sistema Sicredi, no Brasil, existem 33 Comitês formados. 


Os Comitês têm como abrangência a área de atuação de sua cooperativa, possuem um plano de ação claro e objetivo, que será acompanhado pelo Conselho de Administração da própria cooperativa. Ao longo do ano, as membras cumprem uma agenda de interações entre si, com encontros locais, regionais e nacionais para troca de experiências.
Tatiane também comentou algumas ações desenvolvidas pelo Comitê Mulher da Sicredi UniEstados nesse ano, que apesar da pandemia, promoveu o envolvimento no Dia C do Cooperativismo, encontro sobre educação financeira, encontro sobre o Sistema Sicredi e o momento “Homens que Inspiram”. Há pouco tempo, a Cooperativa possuía 72 mulheres como coordenadoras de núcleo, hoje, já são 233 mulheres, isso demonstra o incentivo para a força feminina na tomada de decisões.


GRATIDÃO
Durante a live foram apresentados vídeos gravados por algumas integrantes do Programa Despertar Mulher com depoimentos de como foi impactante participar do projeto. Foram declarações emocionantes e intensas de como esse processo mudou suas vidas, as fez buscarem novos caminhos e novos sonhos. Todas demonstraram gratidão por terem sido escolhidas para essa caminhada.


A presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Angelita Marisa Cadoná, se mostrou encantada com os depoimentos, destacando que foram falas especiais que demonstraram o despertar do empreendedorismo e muita garra. Segundo ela, foi gratificante acompanhar esse encontro. Angelita falou de sua vida dedicada ao cooperativismo, onde ingressou há 27 anos. Filha de agricultores, diz que cresceu no meio rural e foi selecionada para trabalhar na cooperativa de crédito aos 21 anos. “Nos inspiramos muito na Sicredi UniEstados, especialmente por seus projetos se conectarem com a sociedade”. 


O momento representa a união da força feminina no ambiente cooperativo e a vontade de fortalecer ainda mais os laços para realizar grandes feitos.