Somos o Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Há mais de 100 anos, fazendo e crescendo juntos

O histórico de sucesso do Sicredi, nos mostra como se deu a história de sucesso de nossa Cooperativa de Crédito Singular denominada atualmente Sicredi UniEstados, fundada em 14 de abril de 1981. Da década de 80 até o ano de 1992, a cooperativa tinha como razão social – CREDIREL filiada a COCECRER - RS. Estava localizada juntamente com as instalações da Cotrel (Cooperativa Tritícola Erechim Ltda) na Avenida Santo Dal Bosco, 860, em Erechim - RS. O quadro social era composto por poucos associados e não haviam Unidades de Atendimento nos municípios circunvizinhos, onde as operações e negócios eram realizados somente no município de Erechim, que atendia associados dos demais municípios da região. A compensação de papéis e documentos era feita por outra instituição financeira e os recursos na época para atender aos poucos associados eram escassos. A partir do ano de 1992, começaram as mudanças com a alteração da razão social, a qual a partir de então passou a se chamar Cooperativa de Crédito Rural de Erechim Ltda - Sicredi Erechim. A alteração deu-se pelo fato da decisão de todas as cooperativas em conjunto com a COCECRER-RS e suas filiadas unificarem-se sob a denominação de Sicredi, em representação ao Sistema de Crédito Cooperativo. A partir de então, os ganhos de escala começaram a se maximizar, devido a formação de uma Central/ Confederação, a qual se localiza na capital do Estado do Rio Grande do Sul - Porto Alegre. A partir deste momento o crescimento da cooperativa foi vertiginoso. Filiada a uma Confederação, a qual obtivemos singulares condições e suporte que deram alento e escala para desenvolvimento de produtos e serviços, que contribuíram para o pleno sucesso de seu desenvolvimento, porém restrito ao público rural, já que por força legal e forma constitutiva, somente permitia operar com público deste segmento. No ano de 2001, por necessidade e falta de espaço físico, ocorreu a mudança de endereço da matriz da cooperativa, a qual até então era em conjunto com a sede da Cotrel, migrando então, para a Rua Alemanha, 144, Erechim/RS, com instalações amplas, confortáveis e modernas. Em outubro de 2006, com uma estrutura fortalecida e bem vista pelo Banco Central do Brasil, conseguiu-se a aprovação do BACEN, apoiados pela Decreto Lei 3106/03 a se constituir em cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados, passando a partir desta data a alterar sua razão social para Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Norte do Rio Grande do Sul – Sicredi Norte RS. Também no mesmo ano, é concedida pelo BACEN a autorização para ampliação de nossa área de ação para o estado de Santa Catarina, na qual ficou definido que a Sicredi Norte RS/SC, iria atuar também em 24 municípios deste Estado.

Em 2008, a Sicredi Norte RS/SC mudou sua sede para um espaço ainda melhor, mais amplo e confortável, na Rua Euclides da Cunha, 71, em Erechim/RS. Dessa forma pode acomodar seus mais de 30 colaboradores e atender da melhor forma seus fornecedores. Em 2013, a cooperativa comprou esta sede.

Outro momento muito importante para a Cooperativa aconteceu no ano de 2018, onde através da Central Sicredi Sul Sudeste, aconteceu a expansão das cooperativas do RS e SC para o Estado de Minas Gerais. Dessa forma, a Sicredi Norte RS/SC passa a se chamar Sicredi UniEstados, abrangendo em sua área de ação os três Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, com 73 municípios tendo a presença da Sicredi UniEstados. Em março de 2019 foram abertas as duas primeiras agências da cooperativa em solo mineiro.

1981

Fundamos nossa cooperativa em Erechim, com o nome de Credirel.

1992

Passamos a nos chamar Cooperativa de Crédito Rural de Erechim Ltda. - Sicredi Erechim.

2006

Passamos a atender a outros segmentos, além do agronegócio, mudando nosso nome para Sicredi Norte RS.

2006

Recebemos autorização para atuar no estado de Santa Catarina, passando a nos chamar Sicredi Norte RS/SC.

2018

Recebemos autorização para ampliarmos de nossa área de ação para o estado de Minas Gerais, onde passamos a nos chamar Sicredi UniEstados.

2019

Inauguramos as duas primeiras agências da cooperativa em solo mineiro. 

E cada vez mais
próximo de você

Em mais de 200 municípios brasileiros, somos a única instituição contribuindo para a inclusão financeira de milhões de pessoas. Apoiamos iniciativas que visam desenvolver cada localidade, seja com soluções que direcionem os recursos para investimentos na região, ou apoiando negócios sustentáveis. A Sicredi UniEstados está em pleno processo de expansão e em 2018 foram inauguradas quatro agências em Santa Catarina, nos municípios de Luzerna, Peritiba, Herval D'Oeste e Ipumirim. Em 2019 já foram abertas três novas agências, sendo duas delas em Minas Gerais, nos municípios de Alfenas e Andradas e uma em Santa Catarina, no município de Jaborá. 

Somos o Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil